Junte-se a mais de 150.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Qual o seu melhor email?

Na hora de cuidar dos dentes, muitas pessoas acham que apenas ir ao dentista já é motivo suficiente para não se preocupar com o sorriso. Mas você sabia que a atividade física e saúde bucal andam lado a lado quando o assunto é reduzir o risco de doenças?

As atividades físicas são essenciais em qualquer idade, pois melhora a qualidade de vida e, assim, aumenta a saúde das pessoas. No entanto, o que muitos não sabem é que o exercício também é importante para a saúde bucal.

Isso porque a prática regular pode reduzir o risco de doenças, como:

  • Pressão alta;
  • Diabetes;
  • Osteoporose;
  • Frustrado;
  • Doença cardíaca.

No entanto, também é necessário aliar o exercício a uma alimentação equilibrada com menos sal, gordura e frituras.

Você quer saber como a atividade física e a saúde bucal podem ser grandes aliadas no combate à doenças da boca? Continue a leitura para entender melhor sobre este assunto!

Qual a relação entre atividade física e saúde bucal?

Uma pesquisa realizada pelo Journal of Dentistry revelou que a atividade física pode melhorar a saúde periodontal. Isso ocorre porque 54% dos praticantes de exercícios demonstraram ser menos propensos a desenvolver periodontite.

Esse percentual é comparado a pessoas que levam uma vida sedentária, ou seja, indivíduos que não possuem o hábito de atividade física.

Além disso, uma pesquisa no Journal of Periodontology mostrou uma ligação entre o índice de massa corporal (IMC) e a saúde bucal, sugerindo que as pessoas que eram fisicamente ativas tinham 40% menos probabilidade de desenvolver periodontite.

A importância de exercitar o corpo

Quando falamos de atividade física, podemos discutir uma série de práticas, desde exercícios de alto nível até simples caminhadas.

Todas essas atividades podem revolucionar o dia a dia das pessoas e melhorar a saúde de quem opta por praticar atividade física constante.

O Pilates, por exemplo, é uma das atividades físicas que mais crescem atualmente. Desenvolvida na década de 1920, o Método consiste no trabalho conjunto da mente e do corpo, o que acaba afetando diretamente outros aspectos da vida cotidiana.

Ou seja, buscam atividades que não exijam esforço físico indevido e que apoiem o desenvolvimento físico e mental. No entanto, além do Pilates, existem outras modalidades a serem mencionados, como:

  • Esportes de alto rendimento;
  • Andar;
  • Musculação;
  • Yoga.

Atualmente, devido à grande procura por atividades, o yoga, por exemplo, tornou-se um forte atrativo para um grande segmento da população que procura uma atividade mais “tranquila” e menos extenuante.

Como a atividade física contribui para a saúde bucal?

A saúde física e bucal é uma via de mão dupla, pois pesquisas mostram que doenças sistêmicas podem estar ligadas à má higiene bucal, como doenças cardíacas, pneumonia e até bebês prematuros.

Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo é o responsável por essa conexão entre os diversos sistemas do corpo e, quando comprometido, pode ser extremamente prejudicial à saúde geral.

Por isso, ao pensar em sua saúde física e bem-estar, lembre-se de que seu sorriso também está incluído nessa soma, e ele se beneficiará de suas escolhas, principalmente se você tiver aparelho invisível. Por este motivo, muitos se enganam ao pensar que atividade física e saúde bucal não possuem relação.

Seja exercício ou dieta, coloque sua saúde em primeiro lugar. Consulte médicos de várias especialidades com o seu plano dental, incluindo ortodontistas ou dentistas gerais.

O que fazer para que os exercícios não afetem a saúde bucal?

A mordida esportiva é um reflexo involuntário em que toda a arcada dentária é submetida a forças que o corpo realiza sem que o atleta perceba. Isso porque, a prática de atividade física exige esforço de outras partes, o que pode afetar a arcada.

Este poder é complementado pela respiração oronasal, onde a inspiração e a expiração são os reguladores da oxigenação do organismo.

Caso ocorra alguma forma de desequilíbrio, tanto atletas amadores quanto profissionais podem causar múltiplas lesões aos atletas e, por isso, é importante prezar por um plano odontológico particular e garantir um acompanhamento regular.

Outros problemas que podem surgir se um atleta tiver problemas dentários é que a respiração pode atrapalhar o sono, afetar o desempenho no dia seguinte e causar desconforto na parte superior do corpo e na boca.

Como resultado, a pessoa pode ter uma noite irregular com choque noturno que interfere no sono equilibrado.

Um médico que trata distúrbios do sono pode revisar o diagnóstico com um especialista em odontologia. 

A resolução pode estar relacionada à respiração bucal, uso de placas intraorais e outros tratamentos como os ortodônticos que podem ser acompanhados por um plano odontológico com aparelho.

É importante reeducar a respiração durante o treino para inspirar e expirar o ar adequadamente, usando as narinas e a boca respectivamente.

Cuidado com esportes que exigem contato direto

Com a aplicação da tecnologia odontológica, muitos atletas profissionais e amadores utilizam o aparelho invisível como modelo adequado para ortodontia e de forma mais protegida.

Esse tipo de dispositivo pode ser removível, por exemplo, permitindo que um jogador de futebol o retire durante um jogo.

A remoção e colocação são simples e requer uma avaliação da estrutura, podendo ser particular ou por plano dental completo.

Atividades esportivas que exigem contato direto com atletas, como lutadores de artes marciais, boxe e jogadores de basquete, precisam dar a devida atenção à saúde bucal e exigem o uso desse item.

Por isso, ao prezar pela proteção do seu sorriso, é importante garantir que os exercícios sejam feitos com qualidade e da maneira correta, e nunca se esquecer que atividade física e saúde bucal são primordiais para evitar doenças ou infecções que se manifestam pela boca.

Conclusão

Se você quer conquistar um sorriso cada vez mais bonito e atrativo, saiba que a relação entre atividade física e saúde bucal é mais importante do que se imagina. Isso porque a união entre eles garante que o risco de doenças relacionadas à boca seja cada vez menor.

Caso você queira garantir mais eficiência em seus cuidados bucais, procure pelo melhor convênio odontológico para o seu bolso e aproveite as vantagens que ele oferece.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Grupo VOLL

Formação Completa em Pilates (Presencial)

O nome deve ter no mínimo 5 caracteres.
Por favor, preencha com o seu melhor e-mail.
Por favor, digite o seu DDD + número.